7 de janeiro de 2021

O que é um hub de inovação?

Estamos em meio a uma era cuja inovação é o Norte de nossas vidas. Muitas empresas, como as startups, por exemplo, trabalham constantemente para inovar em produtos, serviços e em tecnologias, a fim de facilitar o dia a dia das pessoas de alguma maneira.

Os hubs de inovação são os locais físicos destinados para o desenvolvimento dessas descobertas incríveis. Espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, esses espaços costumam reunir empresas jovens, como as startups, por exemplo, para colocarem em prática seus projetos inovadores.

As características de um hub de inovação

São empresas dos mais diferentes nichos e focadas nas mais diferentes finalidades de inovação. Esses espaços são uma grande oportunidade para os empreendedores iniciantes, que ainda não possuem capital suficiente para expandir seus negócios e têm ideias interessantes que podem destacá-los.

Além disso, é uma ótima oportunidade para que os profissionais façam networking entre si e com outras empresas, a fim de obter parcerias e até mesmo investimentos para suas invenções! É até comum ocorrer a chamada inovação aberta, em que os negócios colaboram entre si para criar produtos e serviços.

Em grandes eventos de hubs, investidores e grandes empresas costumam dar uma “passeada”, a fim de encontrar novas soluções para seus negócios e até mesmo chegar a investir em ideias interessantes para seus interesses.

Além disso, algumas universidades e órgãos de fomento à inovação também podem estar interessados em patrocinar suas ideias. Por isso, essa é uma excelente chance de vitrine para qualquer startup.

Quem pode usufruir das inovações?

Por parte das empresas investidoras e dispostas a fechar parcerias, esse tipo de espaço também é muito vantajoso, uma vez que une pessoas jovens, com mentes progressistas e ideias que podem ser incríveis e alavancar os negócios. Também é uma forma de encontrar ideias inovadoras para sair na frente da concorrência.

Algumas empresas e até mesmo universidades são as responsáveis por organizar esses espaços voltados para sua própria evolução interna ou para o desenvolvimento de projetos para diversas finalidades externas. Empresas de grande porte como Raízen, Oi e Bradesco são exemplos de fundadoras de hubs próprios de inovação.

Outro grupo muito beneficiado por essa experiência são os próprios cidadãos. As inovações podem ser voltadas para diferentes finalidades, inclusive para facilitar o dia a dia das pessoas e trazer soluções para seus problemas.

Como é a estrutura de um hub de inovação?

Um hub de inovação é formado por um amplo espaço físico, que pode funcionar como uma empresa ou shopping/feira de investimentos.

A grande maioria detém uma boa infraestrutura física e de serviços e espaços colaborativos para testes e living labs.

Algumas empresas, separam um setor exclusivo para o hub de inovação, já outras, dedicam todos os seus serviços para atuarem exclusivamente a isso. 

Estruturar um hub de inovação carece que ele seja inclusivo e aberto para novas possibilidades. Quanto mais inclusivo e aberto for o hub, melhor será o ecossistema.

Temos um time especializado em Inbound Marketing, que está à disposição para ampliar e criar presença no universo digital. Entre em contato com a gente para tirar um “raio-x” de sua empresa e  ter o auxílio dessa equipe.

Compartilhar

Deixe um comentário