9 de julho de 2020

O que é SEO?

O SEO, que é a abreviação de Search Engine Optimization, está ligado diretamente com a posição nos sites de buscas, e carrega uma importante tarefa, afinal de contas, quem não quer ter o seu site como o melhor rankeado, não é mesmo? As primeiras posições nesses sites garantem mais visibilidade e cliques gratuitos para as marcas, sendo, na maioria das vezes, orgânico.

No entanto, apenas estar na internet não significa ter sucesso com seu e-commerce, blog ou site. As empresas precisam, de fato, investir e trabalhar em cima de estratégias específicas se quiserem aparecer no topo do Google.

Para alcançar a posição dos sonhos, a sua empresa precisa otimizar o conteúdo que produz e pensar na experiência que o cliente tem ao acessar o seu site.

Por trás do SEO e do Google

Como falamos, a estratégia de SEO é o conjunto de técnicas capaz de levar o seu blog ou site para as primeiras posições do Google. O objetivo é gerar mais tráfego, visibilidade e autoridade para as marcas.

O algoritmo do Google quer encontrar o melhor conteúdo para sanar as dúvidas de todos, ou seja, ele trabalha focado no que o usuário procura. Dessa forma, para usar de forma correta o SEO, não basta pôr em prática o que faz sentido para a empresa. É preciso ser lógico para o consumidor.

Um exemplo: usamos cada vez mais dispositivos móveis. Pensando nisso, o Google prioriza aqueles sites que já estão adaptados para mobile. O seu conteúdo pode ser excelente, mas talvez fique atrás daquele que está no melhor formato.

Também falamos, anteriormente, que o bom uso das técnicas de SEO pode aumentar o seu tráfego, assim como atrair mais consumidores. Isso acontece porque a maioria das pessoas que busca por algo no Google clica, geralmente, nos primeiros resultados que encontra.

Explicaremos a seguir boas práticas de SEO para alcançar o topo.

Primeiros passos no SEO

Já sabemos que, para mandar bem no SEO, é preciso focar no interesse do consumidor. Porém, isso é diferente de ter apenas um bom conteúdo. Afinal, não adianta criar um excelente material, se ninguém tiver interesse.

Por isso, o primeiro passo para chegar ao topo é investir em um conteúdo rico e otimizá-lo.

Confira as otimizações básicas para conseguir resultados melhores com SEO:

  • Conhecer ferramentas de mercado – existem recursos que ajudarão a entender quais as melhores palavras-chave usar, por exemplo;
  • Usar corretamente as palavras-chave – para que essas importantes ferramenta traga os resultados esperados;
  • Pense na experiência do cliente – adapte as páginas;

Como chegar ao topo?

Para chegar ao topo, é preciso de grandes esforços. Pensando nisso, separamos três passos que podem auxiliar o desenvolvimento de forma significativa.

O primeiro passo é definir qual é seu o objetivo ao utilizar o SEO. Existem várias opções: educar o mercado, vender mais, gerar autoridade entre outras. Este é um passo de grande importância, pois influenciará diretamente outras ferramentas ligadas ao SEO, como as palavras-chave, por exemplo.

Em seguida, temos outro passo muito importante: conhecer quem é o seu público-alvo. Como falamos, é preciso deixar de lado aquilo que faz sentido para nós e entender o que é lógico para o consumidor. É fundamental pensar na experiência do usuário.

Por fim, mas não menos importante: definir as palavras-chave certas para o seu negócio. Elas vão ser essenciais para você acompanhar como andam as buscas no Google sobre o assunto e, até mesmo, entender como os concorrentes estão se saindo. Existem ferramentas (inclusive gratuitas) que podem auxiliar na definição. Lembre-se também que a escrita precisa trazer inovação e criatividade

Como continuar no topo dos mecanismos de busca?

Se você já entendeu o poder do SEO e já sabe qual o seu objetivo com essa estratégia, é preciso agora saber como se manter na primeira posição.

A partir do momento em que você sabe onde quer chegar, é possível definir quais serão as métricas para avaliar todo o percurso e os resultados. Além disso, é importante monitorar alguns fatores importantes para sua estratégia.

Existem, por exemplo, ferramentas que permitem acompanhar as palavras-chave. Elas são essenciais para saber como anda o mercado e sobre o que as pessoas estão pesquisando.

Através do SEO, você pode avaliar e qualificar as pessoas que chegaram até você. Assim, você poderá destinar conteúdos mais adequados para esse público. 

Outro ponto que também necessita de acompanhamento é a concorrência. Assim, é possível saber o que eles fazem de inovador, o que pode servir de inspiração e, inclusive, o que pode ser melhorado. Para saber isso, acompanhe de perto a produção deles: assine newsletter, baixe material e visite blogs. A busca pela primeira posição do Google é uma disputa constante. Se reinventar é a solução, tendo como consequência, a melhora dos conteúdos para oferecer o que há de melhor para quem busca.

O SEO é um serviço oferecido por nossa equipe. Se você busca profissionais para auxiliar o seu negócio com essa revolucionária ferramenta, nos contate através de nossa rede social ou nos mande uma mensagem em nosso chat.

Compartilhar

Deixe um comentário