Nosso Blog

O ponto de vista pra quem sabe o que é tudo.

Marketing digital para turismo: 4 estratégias para sua agência
27 de setembro de 2018

Marketing digital para turismo: 4 estratégias para sua agência

Organizar uma viagem nunca foi tão fácil como agora: em um clique, você agenda um hotel na Itália, encontra os melhores meios de transportes nos Estados Unidos, quais os pontos turísticos que podem te interessar no Chile e as passagens mais baratas de avião para qualquer ponto do mundo.

Em minutos a notificação de um novo e-mail vai chegar e você terá a confirmação que está tudo em ordem para a sua nova aventura. Sem dúvidas, a internet e os sites de viagens vieram com tudo para facilitar a nossa vida, seja em questão de tempo, independência ou finanças.

No meio desta onda, as agências de viagens precisam consolidar os seus negócios e inovar para não perder a cartela de clientes que ainda prefere o apoio de um agente. Mas já vamos te avisar: os dias de que um folheto informativo fazia a diferença acabaram. A sua agência precisa ser muito mais que isso e nós vamos te dizer como com 4 dicas de estratégias de marketing digital focadas em turismo. Vamos lá?

 

Antes de tudo, comece pela persona

Para vender o que os seus clientes realmente precisam, você precisa entender quem são eles. Não adianta tentar vender um intercâmbio se quem te procura são casais mais velhos, que estão interessados em viajar para uma praia brasileira no final do ano.

Portanto, comece por entender o seu público para aplicar esforços naquilo que você tem de melhor e pode oferecer para ele. Parece uma coisa boba, mas é essencial esta etapa de análise e compreensão da persona. Agora, vamos para as dicas!

 

Turbine o seu marketing digital

  1. Aposte em conteúdo relevante

Quando alguém pensa em viajar, seja para o exterior ou no país de origem, é normal que dúvidas surjam. Onde comer? Quais são as melhores baladas? Como são as temperaturas?

Já pensou oferecer um blog que possa responder a todas estas dúvidas? Pense quantas possibilidades de assunto você poderia disponibilizar para o seu cliente.

Está é uma ótima opção para mostrar autoridade sobre o assunto para seus clientes e, com certeza, diversas pessoas interessadas pelo assunto irão chegar até ao seu site através deste conteúdo.  E como posso ter certeza disso? Bom, estudos mostram que 60% do público pesquisa soluções antes de decidir a compra.

O blog entra como um verdadeiro aliado na hora de atrair, encantar, educar, ajudar e, em seguida, orientar. Aposte em um bom visual, sempre tendo cuidado na hora de escolher as fotografias e vídeos, uma vez que este público é muito visual.

 

  1. Use redes sociais

Antes de criar uma conta em todas as suas redes sociais, analise quem é o seu público. Por exemplo, jovens estão mais presentes no Instagram. Conheça quais os canais de comunicação ideal e aposte neles.

Você pode usar Instagram e Pinterest, onde os usuários são mais visuais, e apostar em boas fotografias. Ou então, se for o caso do Youtube, criar vídeos informativos e com pautas relevantes.

 

  1. Apelo emocional

Não tem coração que não amoleça na hora de ouvir uma boa história de apelo emocional. Estamos falando do storytelling, ou seja, um jeito de contar histórias, experiências, gerar engajamento através de uma narrativa mais afetiva.

Já imaginou contar a história de um casal que optou por se casar durante uma viagem? Ou dos pais que realizaram o sonho de uma filha ao leva-la à Disneylândia?

Confira este comercial do Itaú, uma boa referencia para quem procura trabalhar o lado mais emotivo.

 

 

  1. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é um ótimo aliado para estreitar a sua relação com os seus clientes. Você pode criar um fluxo de acordo com o estágio de funil e enviar assuntos específicos de acordo com interesse.

Mas sem essa de comprar listas prontas na internet, ok? Conquiste contatos de quem realmente tem interesse pelo assunto.

Duas opções de boas práticas para e-mail marketing são newsletters de conteúdos relevantes e promoções, que são um bom gatilho para sua audiência.

 

Compartilhar

       
Leia também
Deixe um comentário