20 de setembro de 2018

Geração Z: quem são os consumidores que vão mudar o marketing digital?

Eles já ocupam espaços nas universidades, no mercado de trabalho, redes sociais e, até mesmo, o papel de público-alvo de diversas empresas ao redor do mundo e do marketing digital. Eles são a geração Z, grupo formado por crianças, adolescentes e jovens nascidos a partir de 1990, também conhecido como pós-millennials.

Seja pela comunicação imediata ou por um novo jeito de encarar o mundo, a geração Z veio para mudar o consumo e marketing digital, por isso, você não pode deixar de dar uma atenção especial para eles. Vem com a gente, que vamos explicar tudinho no post desta semana.

As características da geração

  • Pragmáticos: são jovens práticos, realistas e buscam enriquecimento emocional e sensorial. São autodidatas e responsáveis;
  • Memes: a geração Z são antenados em memes e emojis e comunicam-se através deles.
  • Mentes preocupadas com a ética: uma das preocupações dos adolescentes está no comportamento correto, aquele que não ofende ou desrespeita, sem rótulos, o que apoia e mostra posicionamento.

A geração Z e a tecnologia

 Diferente das gerações anteriores, os pós-millennials nasceram em um mundo mais digital e claro, isso influenciou o jeito que este grupo se comunica. Por exemplo, o celular é um dos objetos mais importantes para esta geração, uma extensão do que ele é.

E esta individualização estimulou adolescentes e jovens a procurar por informações mais personalizadas, que combinassem com as suas preferências. Para eles, a maioria das compras deixam de ser feitas em notebooks e computadores para migrarem para smartphones.

E por falar em smartphone, segundo um estudo do Think With Google, 71% dos adolescentes utilizam o celular para assistir vídeos online, 52% para aplicativos de mensagens e 51% para mídias sociais. Sim, temos aqui uma oportunidade!

Consumidores mobile

O comportamento dos jovens, atualmente, influencia o e-commerce, por tanto, é um grupo que vale a pena explorar. Mas, antes de você entrar com campanhas adolescentes é fundamental conhecer eles muito bem. Afinal, a geração Z é feita de consumidores críticos e que valorizam a experiência, sobretudo em sites de design agradável e responsivo. De acordo com o Think With Google, 2 em cada 3 adolescentes já fazem compras online e 53% dos jovens de 13 a 17 anos pesquisam preços e variedades online antes de realizar alguma compra.

E quais fatores os incentivam?

Segundo os jovens entrevistados pela equipe do Think With Google, se os amigos conversam sobre o produto, os adolescentes entendem isso como algo “cool”. Outro fator, está nos anúncios que eles vêm e por último, se a marca faz algo personalizado para ele.

Já as porcentagens da pesquisa indicam que adolescentes compram online porque:

  • É mais conveniente (61%);
  • Melhores promoções (49%);
  • Permite ver várias marcas sem precisar sair de casa (48%);
  • É mais rápido que a compra física (41%).

Oportunidade para marketing digital e Inbound

 Como já dissemos anteriormente, para conquistar este público você deve conhece-los muito bem, ou seja, saber o que eles falam, como se comportam, o que está em alta, do que gostam. Aderir ao Inbound marketing é uma ótima opção, se considerarmos que este é um grupo que pesquisa antes d

e tomar qualquer decisão e é influenciado por bons anúncios. E claro, trabalhar muito em mídias sociais, com o objetivo de gerar engajamento e proximidade com a Geração Z. Agora que você já conhece os pós-millennials, que tal pensar em agrega-los a sua marca?

Compartilhar

Deixe um comentário
//JIVOCHAT (function(){ var widget_id = 'Tv5NbOr907';var d=document;var w=window;function l(){var s = document.createElement('script'); s.type = 'text/javascript'; s.async = true;s.src = '//code.jivosite.com/script/widget/'+widget_id; var ss = document.getElementsByTagName('script')[0]; ss.parentNode.insertBefore(s, ss);}if(d.readyState=='complete'){l();}else{if(w.attachEvent){w.attachEvent('onload',l);}else{w.addEventListener('load',l,false);}}})();//SMARTLOOK window.smartlook||(function(d) { var o=smartlook=function(){ o.api.push(arguments)},h=d.getElementsByTagName('head')[0]; var c=d.createElement('script');o.api=new Array();c.async=true;c.type='text/javascript'; c.charset='utf-8';c.src='https://rec.smartlook.com/recorder.js';h.appendChild(c); })(document); smartlook('init', '5d6f6b427a43a663afbbe8b04f04c92aed9eaca7');});