20 de abril de 2017

Facebook anuncia planos para ler sua mente, o próximo nível de conexão da plataforma.

Facebook está trabalhando na mente-leitura. Isso significa que todas as atualizações de status que você pensou sobre postagem,  agora todas as suas conexões saberão o que você realmente pensa.

O anúncio foi feito por Regina Dugan, chefe da secreta divisão ‘F 8′ do Facebook, que trabalha em seus projetos mais experimentais. Dugan, que também é ex-diretor da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa dos Estados Unidos (DARPA), explicou que seu objetivo não é ler pensamentos tanto como proporcionar uma maneira mais fácil de se envolver em ambientes virtuais.

Parece loucura, certo? Soa como algo que não é realmente real – o Facebook não poderia realmente estar trabalhando em um sistema de leitura de mente. Mas, na verdade, essa não é a primeira vez que o Facebook discute esse projeto.

Em junho passado, como parte de sua primeira e única sessão do Facebook Live, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, discutiu o futuro da plataforma e sua evolução do texto para as fotos e vídeo, sendo a realidade virtual o próximo passo lógico. Mas Zuckerberg também projetou ainda mais do que isso:

“Sabe, o que eu acho é que vamos chegar ao final da linha, passado VR, é um mundo onde mais do que apenas ser capaz de capturar o que está acontecendo em uma cena, eu acho que você vai ser capaz de capturar um pensamento, o que você está pensando ou sentindo em sua forma ideal e perfeita em sua cabeça e ser capaz de compartilhar isso com o mundo “.

Zuckerberg, em seguida, passou a citar a pesquisa de uma equipe em Berkeley que estão monitorando dados de ressonância magnética como as pessoas fazem várias tarefas do dia-a-dia, a fim de mapear os seus vários padrões de pensamento e, essencialmente, prever o que as pessoas pensam com base na atividade cerebral subseqüente. Zuckerberg também observou que a pesquisa está sendo conduzida sobre como poderemos um dia ser capaz de transferir memórias de uma pessoa para outra, referindo-se a um estudo onde os ratos foram colocados através de um labirinto, que eles aprenderiam, então os pesquisadores foram capazes de transferir o mapa para outro rato que nunca tinha visto o mesmo labirinto antes.

É uma coisa louca, e como dito, isso não é um exagero, esses projetos já estão acontecendo – e eles poderiam fornecer alguma introspecção no modo de pensar do Facebook.

Porém, mesmo que essa seja a ambição mais ampla, o Facebook está mantendo-se sob controle por enquanto, com Dugan assegurando ao público que não se trata de invadir seus pensamentos, é mais sobre conveniência. O Facebook também observa que essa inovação será benéfica para pessoas com paralisia severa, semelhante à forma como sua tecnologia de reconhecimento de imagem automatizada ajuda os deficientes visuais (ao mesmo tempo, fornecendo benefícios de dados adicionais).

As ambições crescentes do Facebook, que aparentemente se expandem em linha com sua base de usuários. Um efeito colateral disso é que o Facebook está se tornando tão grande, e está cobrindo tantos elementos, que vai se tornar cada vez mais difícil para concorrentes em potencial para entrar no mercado, o que significa Facebook pode um dia ser sua única opção social.

E você não precisará nem fisicamente fazer login para usá-lo. Ele vai apenas ler seus pensamentos, entregá-lo conteúdo e apresentá-lo com as últimas atualizações. Direto ao seu cérebro.

Assustador, incrível, inspirador, tudo de uma vez. E pode vir mais cedo do que você pensa.

Compartilhar

Tags:

Deixe um comentário