18 de maio de 2017

Estratégia orgânica das mídias sociais

Apesar de toda a pressão que as redes sociais estão colocando em marcas para gastar dinheiro em social pago para atingir o seu público, é importante compreender que ambos os meios: orgânicos e pagos são necessários para ser verdadeiramente bem sucedido.

Mídias sociais orgânicas englobam os serviços gratuitos e ferramentas que cada plataforma fornece aos seus usuários. Isso também inclui postar atualizações de status, links e imagens com legendas para seu público-alvo.

O objetivo deste tipo de mídia é construir uma comunidade de seguidores leais e clientes através da publicação de conteúdo relevante e interagindo com aqueles que interagem com sua marca. Se você quiser mostrar aos seus clientes seus verdadeiros valores e cultura, enquanto também aprender sobre os valores de seus clientes, o marketing de mídia social orgânica é a melhor maneira de fazê-lo.

O social pago, por sua vez, é identificado através de plataformas de mídia social para exibir anúncios ou mensagens patrocinadas aos usuários, com base em perfis de usuário e suas características, com cada um desses anúncios ou mensagens patrocinadas incorrendo em um custo, dependendo do tipo de anúncio exibido. Por exemplo, os anúncios pay-per-click (PPC) incorrem em um custo sempre que o usuário clica em seu anúncio.

Aqui estão quatro maneiras de complementar seus esforços pagos, com táticas orgânicas para maximizar seus resultados.

  1. A validade orgânica dos estímulos sociais

Quando os usuários veem um anúncio em mídias sociais, o próximo passo, geralmente, é  visitar o perfil de mídia social da marca. Se você não tem uma estratégia de mídia social orgânica para aumentar os esforços pagos, você provavelmente está em falta nas áreas de seguidores e engajamento.

Além disso, uma estratégia orgânica pode ajudar com o marketing boca a boca: as pessoas vão visitar o seu perfil social para ver o que os outros estão dizendo sobre sua marca. Com 88% das pessoas confiando opiniões online escritas por outros consumidores, tanto quanto eles confiam em recomendações de contatos pessoais, e 81% das pessoas dizendo que eles são influenciados pelo que seus amigos compartilham em mídias sociais, uma estratégia social orgânica é indispensável para construir uma positiva percepção de marca e compartilhamento de voz.

Se atualmente você não tem uma estratégia orgânica que visa publicar constantemente conteúdo, envolver-se com os usuários e lidar com alegrias ou preocupações dos clientes, os usuários que você está direcionando através de esforços pagos podem desacreditar a validade de sua marca.

  1. A mídia social orgânica é a única maneira de realmente se conectar com clientes potenciais

Enquanto os esforços pagos ajudam a espalhar a consciência de sua marca, os esforços orgânicos visam conectá-lo com seu público-alvo, e isso pode render benefícios em longo prazo.

Além disso, se os clientes em potencial que encontraram sua marca através de publicidade paga têm perguntas, eles podem se conectar com você diretamente através de social. Usando táticas pagas também é possível obter insights sobre o público que melhor recebe seus posts. Ao entender essas táticas e seus resultados, você está mais apto a criar mensagens orgânicas que se alinham aos interesses e demografia do seu público-alvo.

Desta forma, você está usando pago e orgânico para complementar, não substituir um pelo outro.

  1. Mídia Social orgânica é rentável e uma solução de longo prazo

Não importa o tamanho da sua empresa e seu orçamento, todas as empresas começam em aproximadamente a mesma linha de partida quando se propuseram a comercializar sua marca nas mídias sociais.

Você não precisa de um grande orçamento para ser eficaz nas mídias sociais:  as contas mais eficazes  para as marcas são aquelas que criam o tipo mais inteligente, transparente e atraente de atenção do conteúdo – não necessariamente os maiores gastadores. Desta forma, o alcance e o sucesso de sua estratégia de mídia social são limitados apenas pela criatividade de sua empresa e seus comerciantes.

Envolver-se com o seu público de mídia social através de esforços orgânicos – como responder a perguntas, fornecer ou responder ao feedback, ou simplesmente iniciar uma conversa sobre a sua marca – torna mais fácil para a sua marca, desenvolver uma forte reputação que é sustentável a longo prazo.

  1. Comece seu crescimento orgânico agora

Ainda não começou a elaborar estratégias para seu conteúdo social orgânico? Então você já está atrás da curva – 91% das marcas já estão ativas em mais de uma plataforma de mídia social, cerca de 65 milhões de empresas já têm páginas do Facebook ativas e 84% Os comerciantes estão usando as mídias sociais de alguma forma.

Há uma abundância de histórias de mídias sociais bem sucedidas e campanhas lá fora, que você pode pesquisar e aprender para ajudar a sua marca criar uma estratégia de mídia social inteligente, antes de apenas saltar para a direita nele.

Conclusão

Como você pode ver, para marcas que querem ter sucesso nas mídias sociais, não é uma questão de escolher abordagens pagas ou orgânicas – ambas precisam ser usadas estrategicamente para alcançar seu público e, em seguida, manter o relacionamento.

Ao usar cada tipo de estratégia de marketing de mídia social da maneira mais apropriada, você pode obter grandes resultados, proporcionando uma experiência de marca envolvente para seus clientes.

Compartilhar

Tags:

Deixe um comentário