Nosso Blog

O ponto de vista pra quem sabe o que é tudo.

Instagram: Descubra como gerar mais engajamento!
24 de outubro de 2018

Instagram: Descubra como gerar mais engajamento!

Ganhar visibilidade nas redes sociais é, sem dúvida, o desejo de toda empresa que está no digital. E entre as plataformas, o Instagram vem ganhando uma atenção especial, já que o app gera cerca de 10 vezes mais engajamento que o Facebook e 84 mais do que o Twitter.

Mas não basta fazer a conta no Instagram e esperar milagres acontecer: é necessário pensar em ações e estratégias que gerem visibilidade. Nas próximas linhas deste post, você vai aprender algumas dicas para turbinar a sua presença digital no app e conquistar o desejado engajamento. Vamos lá?

Por que engajar?

O engajamento fala muito sobre a sua estratégia. Quanto mais você engaja o seu público, maiores são as chances de você manter um bom relacionamento e gerar mais vendas.

É importante ressaltar que este relacionamento não deve ser feito apenas no momento de conquistar clientes e sim, para mantê-los. E por isso, as redes sociais entram como excelentes aliados.

Entretanto, você deve entender que assim como todas as redes sociais, o Instagram também funciona com algoritmos, ou seja, fórmulas inteligentes de separar os conteúdos disponibilizados pelas redes sociais.

Desde 2016, o Instagram adotou algumas regras de algoritmos. São elas:

Engajamento: o app identifica as preferências do usuário de acordo com comentários e curtidas em um post, priorizando no seu feed postagens com maior engajamento;
Tempo: embora a linearidade não seja exatamente do mais recente para o mais antigo, ainda existe a organização de acordo com o tempo.

Ou seja, ainda que a rede social não trabalhe tanto com uma linha temporal, ela prioriza os posts com mais engajamento e conexão com o usuário.

Dicas para aumentar o engajamento

1. Conecte seu Instagram a outras redes

Ao conectar o seu Instagram com outras redes como Facebook, por exemplo, a chance de alcançar mais pessoas aumenta. Desta fo rma, outros usários podem também conhecer o seu Instagram.

2. Use hashtags

As hashtag são um ótimo recurso para ser encontrando em meio a tanto conteúdo. Portanto, utilize-as em suas postagens. Aqui, a nossa dica é que você utilize aquelas que tem ligação direta com a imagem publicada e, marque as hashtag no primeiro comentário da foto.

3. Use stories

Você sabia que das 800 milhões de pessoas que utilizam o Instagram, 300 milhões estão ativos diariamente no stories?

E não apenas a audiência é atrativa, como as ferramentas disponibilizadas para criar um conteúdo mais interativo, que estimule o engajamento.

As principais são: localização, enquetes e emoji slider, hashtags.

4. Publique nos melhores horários

A partir de uma análise de horário e datas de interação, descubra qual são as melhores horas e dias da semana para publicar o seu conteúdo.

Para isso, você pode utilizar os relatórios estatísticos do próprio Instagram ou ferramentas de gestão de redes sociais. Para facilitar a publicação no momento ideal, você pode contratar ferramentas de automação de publicações.

5. Desenvolva um calendário editorial

Para que não haja preocupações de última hora por conta do conteúdo a se postar, deixe preparado um calendário editorial. Assim, por exemplo, você poupará tempo de pesquisa toda a vez que for publicar e garante a qualidade das suas postagens.

6. Interaja com os usuários

Ninguém gosta de ficar sem resposta quando deseja uma informação de uma empresa. Além disso, ignorar as mensagens dos usuários podem fazer com que eles desistam do seu negócio e procure a concorrência.

Portanto, disponibilize algumas horas do seu dia para responder ao seu cliente e fazer todo o processo de interação.

7. Mantenha a gestão da sua empresa profissional

Gerir uma rede social e construir uma presença profissional não é nada fácil! Exige muito conhecimento de marketing digital, análise de dados e estratégias. Além disso, lembre-se que o cliente procura comunicar-se e obter respostas e informações de modo objetivo. Portanto, considere a busca por agências de marketing digital e profissionais que realmente entendam do assunto e possa orientá-los.

Compartilhar

       
Leia também
Deixe um comentário