3 de maio de 2017

Conteúdo de qualidade: você sabe como produzir?

Um dos pilares mais importantes para qualquer estratégia de marketing bem sucedida é o conteúdo. Ele é rei, mas não é qualquer tipo de conteúdo que abrange essa majestade.

Mas você sabe como manter uma produção efetiva e continuar criando material de qualidade?

Neste texto, preparamos sete dicas práticas e adaptáveis ao seu modelo de negócio:

  1. Sabe seus conteúdos mais populares? Reaproveite-os!

Reaproveitar o que traz resultado é uma ótima maneira de continuar produzindo materiais valiosos. Essa estratégia é muito comum em um programa ativo de Marketing de Conteúdo.

No entanto, é preciso atenção: não confunda reaproveitar com clonar. A ideia é reciclar os conteúdos mais consumidos pela sua audiência, ou seja, aqueles com mais visualização, visitas, comentários, compartilhamentos e reações, e transformá-los em um novo tipo de material, abordado de maneira diferente.

Desta forma, você pode, por exemplo, reutilizar um blog post para produzir um e-book, incrementando-o com conteúdo mais aprofundado e trazendo informações inéditas e específicas. Também é possível pensar em maneiras diferentes de transformar um guia especializado em um vídeo explicativo, ou uma vídeo-aula.

Assim, você mantém a frequência e, o principal, a qualidade da criação de conteúdo.

  1. Ouça sua audiência

Você já criou conteúdo direcionado, ou seja, voltado para os interesses, buscas e as dores de sua audiência — também chamada de Buyer Persona ou Persona — e também publicou e distribuiu este conteúdo. Assim, você produziu algo como: blog posts, e-books, infográficos, vídeos, guia especializados, pesquisas, análises, etc.

Então, após criar, publicar e distribuir o conteúdo ouça o que sua audiência tem a dizer sobre ele. Qual a opinião dos seus leitores? Eles acharam seu conteúdo interessante? Como sua Persona reagiu ao seu material? Essas respostas você pode obter observando comentários em blog posts, redes sociais, publicações em formato de vídeo, e-mails, etc.

É necessário ficar atento não só aos elogios, mas também (talvez principalmente) às críticas e novas dúvidas que sua Persona apresentou após a publicação deste determinado conteúdo.

Depois, analise o que é mais relevante e o que pode se transformar em um conteúdo de maior qualidade. Em seguida, produza um novo material baseado no que sua audiência comentou.

  1. Utilize ferramentas para descobrir conteúdo

Você tem dificuldade em ter novas ideias de conteúdo? Então saiba que é possível usar ferramentas para descobrir os assuntos mais pesquisados pelos internautas. Confira algumas:

  • Google Trends: mostra as tendências e visualizações mais recentes no Google;
  • Buzzsumo: indica os posts mais populares na web, de acordo com uma frase ou termo;
  • Quora: site com perguntas separadas por tópicos. Ótimo para conhecer as principais dúvidas de determinado público.
  1. Sites de busca: Otimize seu conteúdo!

É impossível falar de conteúdo de qualidade e não mencionar a otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO.

As técnicas de SEO fazem parte do esqueleto do conteúdo valioso, pois são através delas que os usuários encontrarão este conteúdo em suas pesquisas em sites de busca.

Evite erros que podem sabotar seus rankings, aprimore sua pesquisa de palavras-chave, utilize as que têm maior índice de busca e que podem trazer mais retorno para seu material e priorize a experiência do usuário, e o mais importante: atente-se às melhores práticas de otimização.

Não se esqueça: sua prioridade deve ser sempre fornecer o melhor ambiente para o visitante. Portanto, as estratégias de SEO devem se submeter à experiência do usuário, e não ao contrário. Ou seja, não exagere quanto ao uso de palavras-chave, negrito ou intertítulos demasiadamente extensos devido ao uso de termos chave.

Para saber se suas páginas estão devidamente otimizadas para motores de busca, utilize ferramentas completas de SEO. Assim, você saberá o que deve ser ajustado em suas páginas e poderá criar um conteúdo de qualidade e bem posicionado em sites como o Google.

  1. Consuma seu próprio conteúdo

Você é um fã do seu material? Para entender como seu programa de marketing deve funcionar você precisa pensar como sua audiência. Para isso, nada melhor do que ser a sua própria audiência, ou seja, consumir seus próprios conteúdos.

Seja um apreciador do seu nicho. Leia seus blog posts, e-books, infográficos, suas pesquisas, guias, análises e assista a seus vídeos como quem deseja consumir essa informação, não apenas como o criador de conteúdo.

Isso lhe trará mais ideias sobre o que produzir e sobre o que funciona melhor em sua estratégia.

  1. Veja todo tipo de conteúdo

Para continuar produzindo conteúdo de qualidade, você deve buscar consumir todo tipo de conteúdo.

Assim, você se atualiza, se inspira, conhece melhor o comportamento do consumidor, descobre novas tendências e também aprende o que não fazer. Afinal, não existe apenas conteúdo bom na internet, não é mesmo?

Então, leia de tudo e tire o melhor de tudo o que consumir. Isso influenciará bastante na hora de criar conteúdos relevantes.

  1. Fique ligado em blogs especialistas em seu nicho

Aprenda com eles. Acompanhe constantemente os blogs com autoridade nos assuntos pertinentes ao seu seguimento. Para isso, cadastre-se em newsletters, participe de grupos de discussão, poste comentários com suas dúvidas e opiniões.

Este aprendizado será um canal constante de instrução e inspiração para a criação de conteúdos originais. Assim, você estará cada vez mais apto a produzir novos materiais de qualidade, aumentando cada vez mais a autoridade de seu site.

Acompanhe as atividades dos concorrentes

Monitorar concorrentes faz parte da rotina de todo produtor de conteúdo. Para conhecer ainda mais últimas tendências do seu nicho, acompanhe as atividades dos concorrentes. Desta forma, você poderá planejar estratégias mais eficientes, ficar sempre à frente dessa competição e conquistar a atenção de sua audiência.

Este acompanhamento pode ser feito através de ferramentas específicas, como o SEMrush.

  • SEMrush, basta digitar a URL do site concorrente e a ferramenta envia para seu e-mail dados completos sobre a atividade de sua concorrência, como: informações sobre tráfego, palavras-chave, anúncios, entre outras.
  • Google Alerts: envia relatórios para seu e-mail informando quantas vezes seus concorrentes foram mencionados na internet. Também é possível monitorar palavras-chave;
  • SocialMention: mostra tudo o que está sendo discutido sobre um termo, uma determinada empresa ou uma palavra-chave, indicando todas as menções em blogs e plataformas sociais. Você pode se cadastrar no feed de RSS de um determinado termo e receber sempre novas menções sobre ele;
  • SimilarWeb: mostra insights para qualquer site ou aplicativo. Você pode inserir a URL de seu site e compará-lo com a URL dos concorrentes.

Para finalizar

Criar um programa constante de criação de conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil. Mas, aqueles que conseguem, desfrutam de benefícios como: gerar tráfego qualificado para o site, aumentar o tempo que o usuário fica em uma página, gerar mais leads, ter melhor posicionamento em motores de busca, entre outros. Então, persista nesta nobre tarefa e continue produzindo conteúdo de qualidade para sua audiência. Sua dedicação será recompensada, acredite!

Compartilhar

Tags:

Deixe um comentário