20 de Maio de 2020

Como o Inbound Marketing pode aumentar as vendas?

O Inbound Marketing vem realizando grandes feitos devido a sua funcionalidade única. Para àqueles que não sabem, neste método, ao contrário da empresa ir atrás do cliente, utiliza-se a criação de conteúdo para atrair o público-alvo. Além disso, essa estratégia possibilita atrair novos clientes com menor investimento e, assim, gerar aumento nas vendas.

Em tradução livre, podemos chamar o Inbound Marketing de “Marketing de Atração”, pois consiste na técnica de atrair novos possíveis consumidores, através de ações realizadas baseadas em gerar conteúdo de interesse.

Os conteúdos gerados agregam valor à marca e criam a possibilidade de gerar relacionamento, além de tornar a marca como referência no assunto, o que influencia diretamente na decisão de compra.

Diferenças do Inbound Marketing

Enquanto o Outbound Marketing, ou Marketing tradicional, oferece os produtos ou serviços da empresa para o público, o Inbound Marketing prioriza criar um relacionamento com o consumidor em potencial.

Outra grande diferença é que essa estratégia tem seus esforços focados nos leads da marca, ou seja, no público-alvo que a empresa deseja atingir, e não no público em geral.

Por esse motivo, os investimentos geram maiores conversões em vendas, pois são mais direcionados. Além disso, é possível acompanhar e mensurar as estatísticas das campanhas através das ferramentas de analytics. Essa possibilidade permite que as campanhas sejam otimizadas conforme os resultados apresentados, transformando-se em retornos mais precisos.

Outro ponto a seu favor é que, no geral, o Inbound Marketing possui um custo de investimento mais baixo do que as mídias tradicionais, fazendo assim, com que o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) seja menor.

Segundo pesquisas, essas estratégias podem chegar a custar cerca de 60% menos que as ações de Marketing convencional.

O público-alvo e o meio digital

O principal responsável pelo sucesso do Inbound Marketing é a popularização da internet. Segundo reportagem do G1, o Brasil é o terceiro país que mais consome internet no mundo, tendo seus usuários conectados, em média, nove horas por dia.

Essa é a razão pela qual é tão importante que as empresas estejam ativamente presentes nesse meio, relacionando-se com seus clientes em potencial.

Para aumentar as vendas através dessa tática de comunicação, existem alguns passos fundamentais.

O primeiro é definir o público-alvo. O objetivo é criar um Marketing de Conteúdo relevante e, quanto mais informações sobre o perfil do público-alvo existir, mais preciso será o conteúdo desenvolvido para atrair essa audiência.

Conhecendo esse perfil, também será possível escolher quais canais dentro do meio digital são melhores para concentrar os esforços, visando a concentração do público no qual a marca quer iniciar um relacionamento.

Tão importante quanto criar conteúdo eficiente, é publicá-lo nos lugares corretos. Estes meios de divulgação podem ser:

  • Blogs;
  • Canais no YouTube;
  • Podcasts;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • E-books;
  • E outros onde sua audiência mais se encontrar.

É fundamental que a marca tenha em mente que cada meio possui suas características e objetivos, sendo assim, o conteúdo precisa ser ajustado para cada uma.

Estratégias de Inbound Marketing

Podemos dividir as etapas em cinco:

  1. Atração – acontece através do marketing de conteúdo e da mescla das mídias digitais a partir da análise do público-alvo. Essa estratégia é eficaz para gerar visibilidade e agregar credibilidade à marca. Trabalhe as ferramentas de SEO para melhorar as buscas e atrair mais visitas.
  2. Conversão acontece quando o visitante vira lead. Para obter esse resultado, é necessário que ele realize a ação de fornecer suas informações. Isso geralmente ocorre em troca de alguma recompensa ou benefício.
  3. Relacionamento – a próxima etapa é gerar um relacionamento com esse possível cliente. Por mais que ele não efetue a compra agora, através do relacionamento, a lembrança de marca para ele será maior no momento da compra.É a partir desse desenvolvimento também que o usuário estará disposto a recomendar a marca, pois está criando um laço de confiança com ela.
  4. Vendas – agora, coletadas as informações necessárias, é possível analisar o lead scoring ou pontuação de lead, e definir os perfis com potenciais reais para as vendas. Esses leads estão prontos para serem direcionados às equipes de vendas e as chances de conversões serão grandes.
  5. Análise – por fim, a última etapa é a análise. Fazendo bom uso das ferramentas de analytics, é possível mensurar os resultados e melhorar estratégias.

O Inbound Marketing é uma ferramenta muito atual para as necessidades e oportunidades do mercado, por isso é tão eficiente para aumentar as vendas das empresas. Além disso, ele também é a arma secreta para tempos de crises

Nós, da Ativa Resultados, temos uma equipe especializada em Inbound Marketing, preparada para atingir todos os objetivos mostrados nesse artigo. Entre em contato e conheça mais.

Compartilhar

Deixe um comentário