1 de outubro de 2019

6 formas orgânicas para aumentar seu engajamento no Instagram

O engajamento envolve as formas com que as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais. No Instagram, alguns exemplos de engajamento são: curtidas, comentários, o ato de salvar e compartilhar posts, o envio de direct e respostas e interações aos stories. 

 

Todo tipo de engajamento é válido, já que essas ações são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo do seu perfil, e, assim, suas postagens passam a ser entregues com maior frequência.

 

Conheça seis dicas que que irão te ajudar a conquistar um melhor engajamento sem precisar gastar com posts patrocinados.

 

  1. Conheça seu público e produza conteúdo que gere identificação

 

A primeira dica é a base para tudo: não adianta utilizar todos os recursos da plataforma se o seu conteúdo não for de qualidade. Aumentar o alcance no Instagram é uma questão de criar posts que o público queira ver. 

 

A melhor forma de garantir isso é conhecendo bem o perfil da sua audiência para produzir algo que gere identificação. Uma maneira eficiente é conferir quais tipos de publicação costumam atrair mais atenção para investir mais nisso.

 

  1. Use e abuse da função carrossel 

 

O carrossel é um recurso recente no Instagram que permite a inserção de mais de uma foto no mesmo post. Embora essa função seja utilizada apenas de 15 a 18% do tempo no Instagram, é de longe o formato com melhor desempenho em termos de interações orgânicas, segundo a Social Bakers. 

 

  1. Não se esqueça da geolocalização

 

Adicionar um local para cada foto e vídeo postado no feed, bem como usar um sticker de local nos Stories, aumenta a visibilidade do seu conteúdo. 

 

Ao clicar em alguma localização, o Instagram direciona o usuário para um “mini perfil” com fotos e vídeos publicados naquele lugar e seu conteúdo pode aparecer entre os listados.

 

  1. Adicione emojis nas legendas

 

Segundo a mLabs, legendas com emojis são mais atrativas, chamam a atenção, ajudam a gerar empatia e, claro, atraem mais seguidores

 

A maioria dos usuários usam emojis ou reconhecem facilmente a funcionalidade. Por isso, ao se deparar com uma carinha feliz no meio do texto, tendem a pensar que foi escrito por outra pessoa também. Essa humanização é importantíssima, pois gera identificação. 

 

  1. Uma bio bem feita

 

É algo simples e até meio óbvio, mas é importante criar uma biografia que seja clara e explique o propósito da sua conta para que o usuário possa saber o que esperar dos seus posts.

 

Para um maior efeito, combine essa dica com a tática dos emojis, usando os que mais tem a ver com o seu conteúdo. 

 

  1. A boa e velha hashtag

 

Posts no Instagram com pelo menos uma hashtag tem 12.6% mais engajamento do que aqueles que não têm nenhuma. O conselho é não usá-la de forma leviana, mas, sim, quando a hashtag for relevante e descrever de fato o post de algum modo.

 

As hashtags são como hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca ou quando clicarem na hashtag e irem para a sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.

 

FONTES: Like Marketing, Blog Bume, mLabs e Social Bakers.

Compartilhar

Tags:

Deixe um comentário