29 de julho de 2020

3 dicas importantes para as redes sociais

Quem trabalha com redes sociais ou apenas é um usuário assíduo dessas plataformas, sabe a importância de seguir uma série de regrinhas indispensáveis para conseguir um maior número de seguidores e, mais do que isso, um bom engajamento com os seus conteúdos – seja curtindo, comentando ou até mesmo compartilhando, para que amigos e familiares também possam visualizá-los.

Mas, afinal, quais são as características principais a serem seguidas para fazer com que essas mídias ganhem mais visibilidade? Confira três dicas importantes para inserir nas suas redes:

1. Hashtags nas redes sociais precisam ser utilizadas de forma moderada

Incluir hashtags em suas postagens é uma maneira de participar ativamente de algum tópico que está sendo abordado por diferentes pessoas nessa plataforma, como #amor, #amizade, #futebol, dentre outras possibilidades.

Dessa maneira, ao acrescentá-las, você consegue fazer com que o seu conteúdo fique inserido (e visível) para aqueles que possuem interesse em determinado assunto, o que pode levar a um maior engajamento e aumentar o envolvimento nas mídias sociais.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Simply Measured apontou que o uso de uma hashtag gera, ao menos, 12,6% mais engajamentos quando comparado com as postagens que não utilizam nenhuma.

Ainda assim, é importante ter parcimônia. Afinal, este uso precisa ser realizado de forma moderada e, segundo um outro estudo, feito pelo Social Media Today, o número ideal seria de onze por postagem.

2. Esteja onde o seu público-alvo estiver

O público-alvo corresponde a um grupo de pessoas (eleito por idade, cargo, renda, local ou comportamento) que você deseja atrair para o seu conteúdo online, visto que elas possuem maior probabilidade de se interessarem pelo que você tem a oferecer.

A ideia é considerar com qual conteúdo esses indivíduos se relacionariam e, a partir disso, começar a moldar suas postagens. Isso é importante, inclusive, para que você possa falar a mesma linguagem dessas pessoas, aumentando a probabilidade de interagirem nas mídias sociais e, claro, desenvolver lealdade.

Tendo isso em vista, depois de entender quem é seu público, será preciso descobrir onde eles estão online, identificando, especialmente, as plataformas. Por exemplo, de acordo com o PEW Research Center, as gerações mais velhas aumentaram o uso do Facebook nos últimos quatro anos.

Por sua vez, o Statista apontou que o Twitter tem um grande potencial para atrair o público mais jovem, tendo 38% dos usuários entre 18 e 29 anos e 26% entre 30 e 49 anos. E, na mesma pesquisa, considerou que o Instagram segue na mesma linha, com 35% dos usuários entre 25 e 34 anos e 30% entre 18 e 24 anos.

3. Crie qualidade, não quantidade

É natural que, ao estar nas redes sociais, você tenha interesse em postar constantemente, acreditando que quanto mais abastecer essas mídias, melhor será. No entanto, aqui é importante considerar o antigo, mas efetivo ditado: “menos é mais”.

O overposting (conceito que aponta essas postagens em demasia) pode ser extremamente cansativo para o consumidor, especialmente porque esta é uma maneira de bombardeá-lo de informações que, em muitos casos, ele sequer quer receber.

Dessa forma, existe uma grande chance de que os usuários acabem não interagindo com estes conteúdos (uma vez que são muitos), e o seu engajamento pode sofrer com essas consequências, tendo uma queda considerável.

Lembre-se: postar com constância, mas sem exagero, é muito melhor do que investir em uma grande quantidade de posts. Foque na qualidade do que está oferecendo, garanta que sejam conteúdos de valor e informativos e certifique-se que o seu público-alvo irá se interessar por esse material.

Anote esta dica: a chance dos seguidores se envolverem em postagens interessantes é infinitamente maior, mesmo que elas aconteçam em menor escala.

Saiba mais sobre as redes sociais

Ainda temos diversas dicas para redes, até mesmo serviços específicos. Continue acompanhando os nossos conteúdos ou entre em contato para realizar um raio-x das redes da sua empresa. 

Compartilhar

Deixe um comentário